top of page

Preparar para o futuro agora: mindset de crescimento

Atualizado: 10 de fev.


Se está preocupado(a) com o futuro do seu filho, talvez pense que deve estimulá-lo de diversas formas. Primeiramente acredita que deve colocá-lo nos esportes, curso de inglês, e em uma ótima escola. Alguns pais se preocupam com o fato de não ter dinheiro para fazer todo este tipo de investimento, outros se preocupam em qual escola deve colocar seu filho diante de tantas opções.


Mas e se a melhor preparação para o futuro de seu filho estiver disponível agora, e não tem quase nada de custo, mas apresenta muitos benefícios, o único trabalho vai ser a sua disponibilidade de aprender e aplicar. Sim, é verdade, e este caminho existe, é a prática do mindset de crescimento.


O Livro de Carol S. Dweck sobre Mindset é um livro de grande sucesso, pois ela apresenta os efeitos positivos de uma mentalidade de crescimento e os malefícios de uma mentalidade fixa.

Livro Minsdet: A nova psicologia do sucesso

Me chamou muita atenção o exemplo que a autora dá de crianças que já demonstram mentalidade fixa através de sua falas e comportamento, pois estes aprenderam no seu ambiente familiar. Mas antes de descrever o exemplo. O que é mentalidade de crescimento versus mentalidade fixa?




Mindset de crescimento versus Mindset fixo


O mindset de crescimento está relacionado à crença de que é possível melhorar o desempenho, seja dos estudos, esportes ou trabalho através de esforços contínuos. Já as pessoas de mindset fixo apresenta a crença de que o talento é nato, sorte de que tem talento nato e azar daquele que não tem.


Se não tem talento para o que deseja, é melhor desistir. Assim, as pessoas são rotuladas, este é inteligente, este é burro, este é esperto, este é bobão, e por aí vai. Você provavelmente já recebeu e deu estes tipos de rótulos à alguém.


Bem, voltando ao exemplo das crianças de mindset fixo. As crianças que foram punidas e castigadas pelos seus pais por chorarem demonstraram na creche bastante incomodo quando outra criança começava a chorar.


Alguns tentavam bater na criança que chorava e outras diziam que a criança era boba, chorona. Agiam exatamente como os adultos agiam com ela. Alguns adultos acreditam que a criança chora por que quer atazanar a vida dele, não entende que a criança chora devido as suas necessidades e além disso não é capaz de controlar o seu choro, ou seja, de parar quando o adulto quer que pare.


Estas crianças maltratadas já demonstravam os malefícios da mentalidade fixa de seus pais. E reproduziam o que aprenderam.


É bem assustador, mas ao mesmo tempo nas faz refletir da importância das nossas atitudes enquanto pais. Você rotula o seu filho? ou ensina que ele pode desenvolver habilidades através de esforços contínuos.


Uma boa instrução aliada a um bom esforço parece ser a fórmula básica para um bom processo de desenvolvimento, seja nos estudos, esportes, trabalho.



Comentários


bottom of page